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Amável

04
Fev21

7 Pecados Matinais

O que não deves fazer pela manhã e como dar a volta à situação

Juliana Sousa

Já te sentaste às 6 da tarde e pensaste que tiveste um dia incrivelmente agitado, mas não realizaste muito? Se achas que os teus dias estão a passar rápido demais, provavelmente é porque estás a gastar a maior parte do teu tempo com coisas erradas. E a hora do dia mais perigosa a perder, é a manhã.

 “Perde uma hora pela manhã e vais passar o dia todo à procura dela.” - Richard Whately

Se passares a manhã a fazer coisas “erradas”, provavelmente não terás energia, motivação e força de vontade para fazer as coisas “certas” durante o resto do dia. Ao eliminar os hábitos abaixo, vais abrir espaço para decisões, tarefas e pessoas importantes na tua vida.

 

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#1 Planear o dia

Se falhares no planeamento, também falharás na execução. No entanto se passares os primeiros minutos do dia a planear todo o dia, perderás uma quantidade enorme de energia preciosa nessa tarefa repetitiva.

Escrever uma lista de tarefas para te manteres organizado é um dos conselhos mais comuns para produtividade, mas o que a maioria das pessoas esquece é que está a atrasar tudo ao configurar a lista de tarefas pela manhã.

Sim, ser organizado é a chave para uma vida plena, mas não deves organizar tudo logo de manhã. Os teus planos devem estar prontos quando te levantares, caso contrário, vais gastar energia preciosa e perderás esse poder mental quando realmente começares a tratar de fazer todas essas coisas.

Acordar com um plano concreto para o dia vai ajudar-te a ter mais clareza sobre o que desejas alcançar e como consegui-lo, mas também permitirá que te concentres mais facilmente.

 

Então, o que devo fazer?

Para aproveitar ao máximo cada dia, define as tuas prioridades antes de ir para a cama. Assim terás tudo pronto quando despertares, sem preocupações ou pressas.

Não há melhor sensação do que ir para a cama com a consciência de que estás preparado para enfrentar todos os desafios do dia seguinte.

 

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#2 Reclamar

Muitas vezes, não nos apercebemos que conversas e pensamentos negativos podem influenciar-nos por horas.

Para a maioria das pessoas, até parece natural reclamar do tempo, da política ou do trabalho como parte da rotina matinal.

Mas começar o dia a reclamar do trabalho, parceiro, família ou qualquer outra coisa, vai fazer com que leves esse humor negativo contigo por pelo menos algumas horas, às vezes até o dia inteiro.

Ao reclamar, estás a concentrar-te nos obstáculos e problemas, o que torna mais difícil reconhecer as oportunidades. Nada mais é do que uma maneira de começar o dia com o pé errado.

 

O que fazer em vez disso:

As tuas palavras e pensamentos não afetam apenas a tua motivação, mas todo o teu estado de espírito, bem como atraem cada vez mais pensamentos negativos e reclamações.

Se te concentrares no lado bom da vida, encontrarás ainda mais coisas que irão animá-lo e aumentar a tua felicidade.

É por isso que necessitas de treinar a tua mente para se concentrar no que é bom logo de manhã. Em vez de procurar coisas para reclamar, concentra-te nas coisas pelas quais estás grato.

Para facilitar esta transição podes preparar um pequeno caderno e anotar aquilo pelo qual te sentes grato como parte da tua rotina matinal. Um diário de gratidão pode parecer algo incomum, mas vai habituar-te rapidamente e colherás os benefícios em apenas alguns dias.

 

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#3 Direto para o trabalho

As manhãs são o momento perfeito para cuidares da tua saúde e te inspirares.

A maioria das pessoas acha difícil incorporar hábitos positivos nas suas agendas lotadas logo de manhã. Mas a maioria acorda apenas cedo o suficiente para chegar ao trabalho na hora, porque tem preguiça de acordar mais cedo.

Mas a verdade é que, na maioria das vezes, dormir mais alguns minutos só te vai deixar ainda mais preguiçoso, diminuir o ritmo e diminuir a produtividade.

 

Como fazer isso?

Em vez de te levantares e ires a correr para o trabalho, reserva algum tempo para fazer coisas que te fazem bem física e mentalmente. Cuida de ti de manhã, antes de enfrentares qualquer distração.

 

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#4 Tomar muitas decisões

A maneira mais segura de desperdiçar energia pela manhã é tomar muitas decisões logo após se levantar.

Isto inclui: decidir o que vestir, o que comer no pequeno almoço, quando sair para apanhar o autocarro ou para chegar a tempo a algum compromisso importante, em quais projetos ou tarefas trabalhar, quando ir ao ginásio/ fazer exercício físico e muito mais.

Embora estas decisões possam não parecer particularmente desafiadoras, elas somam-se e custam uma enorme quantidade de energia mental.

 

Como contornar a situação:

A tua prioridade número 1 pela manhã deve ser reduzir a desordem mental e dar ao teu cérebro algum espaço para respirar.

Ao tomar decisões difíceis ou demais na primeira hora da manhã, estás a desperdiçar a tua energia mental e isto leva a uma falta de força de vontade durante o resto do dia.

Deves então, tomar todas essas pequenas decisões antes de ir para a cama: preparar a tua roupa para o dia seguinte, decidir o pequeno almoço, criar a tua rotina matinal e definir as tuas prioridades.

Não há melhor sensação do que acordar e saber que está tudo pronto para teres um dia ótimo e de sucesso.

Para além disso, estar bem preparado permitirá que tenhas tempo para cuidar do teu corpo e mente pela manhã.

 

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#5 Botão Soneca

Este já era de esperar, certo?

Ao apertar o botão de soneca pode parecer que estás a fazer um favor a ti próprio, na verdade é o contrário.

Ao adormeceres estás a concordar em ter menos tempo para as tuas coisas, coisas importantes. Além disso, estás a aceitar a derrota como a tua primeira ação do dia.

Snoozing é um grande criador de stresse e mata a tua motivação todas as vezes. Isto ainda afeta a qualidade do sono e, na maioria das vezes, cochilar faz com que te sintas ainda mais cansado em vez de energizado.

 

Como ultrapassar:

Faz um favor a ti próprio e levanta-te sem cochilar.  Sei que nem sempre é fácil, mas derrotei o meu botão de soneca da seguinte maneira:

Eu coloco o meu telemóvel do outro lado do quarto para que eu tenha que me levantar para desligar o alarme. E uma vez que sai da cama, já não vou dormir mais. Simples assim.

Existem até apps que não param de tocar até que chegues ao banheiro e tires uma foto da pia ou de um determinado produto em tua casa. Às vezes, a chave para a grandeza está em enganar a si mesmo.

 

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#6 Redes Socias

Se percorrer as redes sociais faz parte da tua rotina matinal, estás, basicamente, a matar o teu "músculo do foco" e isto também se aplica à verificação de notícias ou e-mails.

Querer estar atualizado com as notícias do mundo é bom, mas na realidade não precisas de fazer isso logo de manhã.

Mais uma vez, se está a ser bombardeado com notícias, atualizações e negatividade logo de manhã, vais levar essa energia negativa contigo durante todo o dia.

Navegar na Internet sem pensar pode custar mais tempo e energia do que imaginas.

 

O que fazer em vez disso:

Se precisas mesmo de verificar o teu telemóvel, certifica-te de pelo menos percorrer os feeds positivos.

Podes, por exemplo, seguir páginas motivacionais no Instagram ou Pinterest e sintonizar assim a tua mente para positividade em vez de infelicidade, mesmo ai usar o telemóvel pela manhã.

A melhor alternativa, entretanto, é alimentar a tua mente com grandes ideias lendo livros, ouvindo podcasts ou assistindo a vídeos edificantes.

 

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#7 Carregar o corpo de açúcar

No livro 12 Rules for Life, Jordan Peterson descreve como os seus clientes experimentaram uma queda na ansiedade quando mudaram o seu pequeno-almoço com grandes quantidades de carboidratos e açúcar para refeições ricas em gorduras e proteínas.

Os carboidratos simples e os açúcares são digeridos muito rapidamente, levando a um aumento repentino do açúcar no sangue, seguido por uma queda rápida.

E o problema é que a maioria das pessoas está habituada a tomar o pequeno-almoço com carboidratos e açúcar, como cereais, doces ou sanduíches.

A triste verdade é que a maioria das refeições típicas de pequeno almoço afetam negativamente o nosso bem-estar físico e mental.

A longo prazo, isto pode levar não só a uma queda na produtividade e falta de energia, mas também a ganho de peso e graves problemas de saúde.

 

Então, o que fazer?

A maneira mais fácil de controlares os teus pequenos almoços e fazer com que funcionem a teu favor, em vez de contra, é prepará-los com antecedência.

Preparar refeições é um dos hábitos mais recompensadores que já construí: economiza tempo, dinheiro e uma quantidade incrível de energia mental, sem falar dos benefícios à saúde de preparar refeições que são boas para o corpo.

 

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 “A maneira como passas a manhã muitas vezes pode dizer que tipo de dia terás.” - Daniel Handler

 

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